Preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para correção de depressões cutâneas como, por exemplo, rugas, sulcos e cicatrizes. Além disso, pode se prestar a correção de pequenas imperfeições, de acordo com a localização anatômica.
Esta técnica pode ser realizada em ambiente ambulatorial. Isso porque é relativamente rápida e com um bom nível de segurança, desde que observadas às premissas técnicas adequadas.
Veja também: Tratamento do melasma
O preenchedor ideal deve ser: seguro, biocompatível, não alergênico, não doloroso, estável logo após ser injetado e promover resultado natural. Portanto, o ácido hialurônico possui todas estas características, sendo um dos preenchedores mais utilizados.
Os preenchedores temporários são os eleitos pela grande maioria dos médicos e pacientes. Isto se dá porque são absorvidos pelo organismo depois de um período de tempo pré-determinado, praticamente não oferecendo risco de alergia e rejeição. Afinal, neste produto temos partículas de ácido hialurônico reproduzidas em laboratório com base na substância homônima encontrada na nossa pele.
De acordo com a viscosidade do produto, concentração e maleabilidade do produto, temos várias indicações dentre elas: