Sinusectomia

Chamamos de sinusectomia a cirurgia realizada para o tratamento das doenças dos seios paranasais também chamados de seios da face.

 

Os seios ou cavidades paranasais são cavidades localizadas nos ossos do crânio responsáveis em participar do processo de umidificação e aquecimento do ar que entra em nossas vias respiratórias. Estas cavidades são revestidas em seu interior por um epitélio ou mucosa. Quando este epitélio sofre um processo inflamatório temos o que chamamos de sinusite.

 

Normalmente o tratamento cirúrgico ou sinusectomia está destinado às formas crônicas de sinusite , onde foram utilizados diversos tipos de tratamentos clínicos previamente sem a resposta esperada. Algumas vezes os quadros de sinusite podem trazer complicações e nestes casos a sinusectomia também pode estar indicada. As sinusectomias também podem ser utilizadas para abordagem de tumores de seios paranasais.

 

No processo de diagnóstico, indicação e planejamento da sinusectomia além da história clínica do paciente e exame otorrinolaringológico é fundamental a realização complementar dos exames de nasofibroscopia e a  tomografia computadorizada dos seios paranasais.Após uma análise cuidadosa destes resultados podemos realizar toda a programação cirúrgica.

 

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral e na maioria das vezes por vídeoendoscopia, onde com o auxílio de uma micro câmera é possível realizar todo o procedimento. Este tipo de abordagem permite um procedimento bem menos invasivo e consequentemente uma recuperação mais tranquila no pós-operatório. No mesmo tempo cirúrgico deve ser feita a correção dos fatores que predispõem a recorrência ou cronicidade do quadro de sinusite como desvio do septo nasal, presença de pólipos e outros.

 

Nos primeiros dias de pós operatório pequenos sangramentos podem ocorrer e o paciente apresenta certa dificuldade para respirar pelo nariz devido ao inchaço da mucosa decorrente da manipulação cirúrgica. A recuperação no pós-operatório requer repouso, dieta leve, uso de antibióticos e analgésicos.

 

O retorno ao consultório será agendado com a periodicidade necessária.

WhatsApp chat