Tratamento a Laser, Luz Pulsada e Infravermelho

  • Laser de CO2 fracionado ablativo

 

O laser fracionado age penetrando na pele através de colunas de aquecimento, e no seu entorno preservamos a pele intacta. Este processo é muito efetivo no processo de recuperação da pele, minimizando os riscos de complicações.

 

O laser de CO2 fracionado é ablativo, ou seja, atua na camada superficial e também na profunda da pele (epiderme e derme) e tem como indicação provocar a melhora das rugas mais profundas, linhas de expressão facial, formando novas fibras de colágeno, que chamamos de neocolagênese. Este processo recebe o nome de “resurfacing”. Os resultados são observados após um mês da aplicação.

 

O tratamento com laser fracionado ablativo pode ser realizado em qualquer parte do corpo e, então, pode ser útil para problemas como:

 

– Flacidez na pele;

– Manchas causadas pelo sol;

– Marcas de expressão e rugas;

– Envelhecimento facial;

– Olheiras;

– Cicatrizes de acne;

– Cicatrizes pós-cirurgia;

– Rejuvenescimento facial.

 

  • Laser fracionado 1340 não ablativo

 

O laser fracionado age penetrando na pele através de colunas de aquecimento, e no seu entorno preservamos a pele intacta. Este processo é muito efetivo no processo de recuperação da pele, minimizando os riscos de complicações.

 

O laser fracionado não ablativo atua no tecido profundo, ou seja, gera um aquecimento intradérmico. Portanto, tem uma proposta de tratamento focado para as lesões mais profundas, suavizando as irregularidades da pele de dentro para fora, sendo melhor indicado para os casos de cicatrizes de acne e estrias brancas, pois provoca o remodelamento das fibras de colágeno e elastina. Por este mecanismo também indicamos este tipo de laser para o envelhecimento facial.

 

O tratamento com laser não ablativo pode ser realizado em qualquer parte do corpo e, então, pode ser útil para problemas como:

 

– Flacidez na pele;

– Manchas causadas pelo sol;

– Marcas de expressão e rugas;

– Envelhecimento;

– Estrias;

– Cicatrizes de acne;

– Cicatrizes pós-cirurgia;

– Rejuvenescimento facial.

 

  • Laser Q-switched Nd:YAG 1064 nm e KTP 532 nm

 

O laser Q- switched tem uma ação excelente na melhora da textura da pele e dos poros abertos. É utilizado para promover o rejuvenescimento em todos os tipos de pele, inclusive as peles mais escuras. O chamado laser toning se destina ao tratamento de rugas finas e redução de poros e oleosidade. Ao penetrar em profundidade na pele, atua diretamente na estimulação do colágeno de forma segura, devolvendo vigor e vitalidade à pele.

 

É indicado para o tratamento de manchas causadas pelo sol como os lentigos, as melanoses e as efélides, além das manchas de outras etiologias, como o melasma. Atualmente, é considerado o laser mais indicado para tratamento do melasma resistente aos tratamentos convencionais. E trata também casos de manchas secundárias a processos inflamatórios, chamadas hiperpigmentações pós-inflamatória. Este laser tem pulsos ultrarrápidos, as sessões são rápidas e indolores com ação na destruição dos pigmentos da pele.

 

  • Luz infravermelha 

 

A luz infravermelha através do aquecimento provocado, leva ao remodelamento do colágeno, ja que sua ação ocorre principalmente à nível dérmico, que é a segunda camada da pele. Esse aquecimento causa o chamado “skintightening”, ou seja uma pele mais firme e “colada”, através de dois mecanismos.

 

O primeiro é o efeito de contração imediata do colágeno, o que já resulta em uma pele mais firme rapidamente. O segundo mecanismo, mais importante quando se pensa em resultados em longo prazo, é o estimulo progressivo da síntese de novas fibras colágenas, o que proporciona uma melhora gradativa da sustentação da pele, tratando a flacidez e induzindo à formação de colágeno novo nos meses seguintes à aplicação.

 

A aplicação do infravermelho é um procedimento não invasivo e indolor. Durante a aplicação o paciente sente apenas um leve aquecimento no local, ficando a pele discretamente rosada por alguns minutos. O paciente poderá retornar às suas atividades normais imediatamente após o procedimento.

 

E quando são vistos os resultados? Apesar de muitos pacientes já virem os resultados imediatamente após a primeira sessão, o número de sessões varia de 3 a 5, dependendo da região e do grau de flacidez, com intervalos em torno de 30 dias. Os resultados surgem gradualmente e a produção de colágeno permanece por até 6 a 9 meses após o término das sessões, sendo a duração dessas novas fibras em torno de 1 ano a 1,5 ano. Daí a necessidade da realização de uma manutenção geralmente anual.

 

Essa tecnologia pode ser utilizada para o tratamento da face e do pescoço, sendo também indicada em casos selecionados de flacidez corporal, principalmente região de abdomen pós-gestação, região ventral de coxas, braços e até mesmo joelhos. É um tratamento seguro e eficaz para todos os tipos de pele, podendo ser realizado com segurança durante o verão e até em pacientes bronzeados.

 

  • Luz intensa pulsada 

 

A luz intensa pulsada é uma tecnologia que emite feixes de luz com diversos comprimentos de onda, que tem como alvo a melanina (podendo levar a melhora de pigmentos nas mãos e remoção de pelos, por exemplo) vasos (ação sobre vasinhos localizados na face e colo) e remodelamento do colágeno.

 

O tratamento é feito por sessões, sendo que logo na primeira sessão já observamos resultados bastante interessantes.

 

Com isso, a aplicação da luz pulsada na pele envelhecida provoca a redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão. Também proporciona melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo, na elasticidade, na redução da elastose e manchas.

WhatsApp chat