Preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para correção de depressões cutâneas como rugas, sulcos e cicatrizes. Pode também corrigir pequenas imperfeições, de acordo com a localização anatômica.
Esta técnica pode ser utilizada em ambiente ambulatorial, sendo relativamente rápida e com um bom nível de segurança, desde que observadas às premissas técnicas adequadas.
O preenchedor ideal deve ser: seguro, biocompativel, não alergênico, não doloroso, estável depois de injetado e promover resultado natural. O ácido hialurônico possui todas estas características, sendo um dos preenchedores mais utilizados.
Isto se dá porque são absorvidos pelo organismo depois de um período de tempo pré-determinado, praticamente não oferecendo risco de alergia e rejeição, pois neste produto as partículas de ácido hialurônico reproduzidas em laboratório são semelhantes à substância homônima encontrada na nossa pele.
De acordo com a viscosidade do produto, concentração e maleabilidade do produto, temos várias indicações dentre elas:
- Linhas, rugas e sulcos faciais (frontal, glabelar, peri-ocular, peri-oral, sulco nasogeniano (“bigode chines”), sulco labiomentoniano (sorriso do marionete”)
- Cicatrizes atróficas e deprimidas
- Promover volume (malar mento)
- Olheiras (depressão da goteira lacrimal)
- Elevar as comissuras orais (canto da boca)
- Delinear (filtro naso-Iabial)
- Contorno e preenchimento dos labios
- Bochechas – para projetar essa região, propiciando um discreto volume.
- Mandíbula – deixa a mandíbula mais marcada, definida e angulada.
- Queixo – aumenta seu tamanho e confere definição.
- Têmporas – com o envelhecimento as têmporas apresentam um afinamento.
MD CODES é a abreviação de uma técnica desenvolvida por um cirurgião plástico brasileiro, que significa “medical codes”, ou seja, códigos médicos. Na realidade, trata-se de um mapeamento da nossa face, indicado tanto para homens quanto para mulheres, onde são estabelecidos códigos aos pontos de aplicação de ácido hialurônico, com o objetivo de redefinir o contorno facial que sofreu com o processo de envelhecimento, proporcionando uma aparência mais harmônica e jovial, com efeito, lifting imediato, sem perder a naturalidade.
Cada região do rosto exige uma abordagem individual e o procedimento deve ser feito por dermatologistas treinados. Não existe uma idade mínima para realizar o tratamento já que a técnica de MD CODES é utilizada também para a prevenção dos primeiros sinais de envelhecimento relacionados à flacidez, olheiras e perda de volume.
Quais são as áreas indicadas para a aplicação do MD CODES?
A técnica de MD CODES pode ser realizada em diversos pontos da face como testa, região malar,sobrancelhas, olheiras, linhas de marionete, bigode chinês, queixo, lábios, bochechas e pés de galinha. Utilizamos as áreas que perdem volume e sustentação principalmente na região malar, também após processos de emagrecimento e em outras áreas para definição do contorno facial.
A grande inovação do MD Codes é avaliar a face como um todo, agindo diretamente na causa do processo de envelhecimento. Muitas vezes, a origem de uma insatisfação reportada pelo paciente pode estar localizada em uma área diferente daquela que o desagrada. Por exemplo, se a intenção é suavizar o “bigode chinês”, a aplicação de ácido hialurônico pode ser feita na região das bochechas, pois, uma vez estruturada essa área, realizamos a sustentação perdida pelo processo de envelhecimento.
Quanto tempo age o MD CODES na pele?
A duração do procedimento de MD CODES depende do produto utilizado, da região tratada e de características individuais do paciente, podendo variar entre 1 ano a 2 anos e meio. Porém, mesmo após esse período, é possível observar uma melhora sustentada das regiões, já que o produto estimula a produção de colágeno. O resultado já pode ser visto logo nos primeiros dias e não requer nenhum período de recuperação.