Foliculites

A foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados. A infecção se apresenta no formato de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de foliculite é superficial, mas pode se agravar por diversos fatores externos que possam obstruir os poros do pelo.

 

Uma queixa frequente é a foliculite provocada pela lâmina de barbear nos homens, principalmente na região do pescoço, é chamada de pseudofoliculite de barba e, nestes casos, a melhor solução é a depilação a laser da área inflamada. O mesmo tratamento pode realizar em outras regiões do corpo como axilas e virilha.

 

Casos persistentes ou recorrentes podem exigir tratamentos tópicos, orais ou uma combinação dos dois. Também pode ser recomendado evitar raspar/barbear a área, até que a infecção regrida também trocar a lâmina de barbear com frequência. Usar água morna ao barbear-se; massagear os pelos para que fiquem mais amolecidos, e passar o barbeador sempre no sentido do crescimento dos pelos. Após terminar o processo, passar um hidratante.

 

Quanto à prevenção da foliculite o que podemos fazer?

 

  • Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a foliculite.
  • Evitar lavagens antissépticas rotineiramente, pois deixam a pele seca e eliminam as bactérias protetoras.
  • Manter a pele hidratada.
  • Tomar cuidado ao fazer a barba, usar gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas e evitar cortes.
  • No caso da pseudofoliculite da barba, o mais indicado é usar barbeador elétrico.
WhatsApp chat