A dermatite ou eczema é caracterizada pela presença de lesões cutâneas pruriginosas (ou seja, que causam coceira) e de causa bastante variável.
Existem, portanto, quatro tipos de eczema mais importantes e frequentes, que são: atópico, de contato, disidrótico e seborreico.
É um eczema que aparece em áreas específicas do corpo como, por exemplo, face, dobras de braços e pernas. Além disso, esse tipo de dermatite está frequentemente associado à asma e à rinite. Na dermatite atópica, o componente genético associa-se ao estímulo ambiental, pois é o gatilho para o seu desencadeamento. Assim, pode surgir a partir do segundo mês de vida e evoluir em surtos, manifestando-se muitas vezes por toda a vida do paciente. Nesse tipo de eczema a coceira é o sintoma mais importante, por isso é um dos dados que contribuem para o diagnóstico.
Quanto aos cuidados com a dermatite atópica podemos enumerar as seguintes dicas:
Surge logo depois do contato de material ou produto na pele do indivíduo. Ou seja, existe um fator causal que desencadeia a coceiras, gerando uma reação alérgica do organismo contra o agressor. As localizações mais frequentes são: mãos, face, pescoço e pés. Além disso, na dermatite de contato, muitas vezes obtemos o diagnóstico através de testes cutâneos realizados pelo alergologista.
Veja também: Análise digital da pele (mapeamento facial)
Neste tipo de eczema ocorrem pequenas vesículas que surgem nas mãos e nos pés. Pode ter várias causas relacionadas como, por exemplo, o eczema atópico, a dermatite de contato e a farmacodermia eczematosa. Além disso, a presença de micose nos pés pode levar à formação de vesículas nas mãos, como uma reação alérgica ao fungo presente na região plantar. Assim como existe um tipo de disidrose chamada idiopática, ou seja, sem causa determinada, que está relacionada ao estresse emocional.
A dermatite seborreica, normalmente, se desenvolve em locais com pele oleosa ou gordurosa como, por exemplo, o couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, atrás das orelhas, axilas e tórax. Dessa forma, a fase inicial da dermatite seborreica é conhecida popularmente como “caspa”. Os sintomas da dermatite seborreica também podem estar associados à coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar”. Além disso, a pele pode apresentar ainda leve vermelhidão e possível perda de cabelo.
A dermatite seborreica não é contagiosa e alguns fatores estão relacionados à sua evolução como predisposição familiar, tensão emocional, obesidade, fatores imunológicos e psiquiátricos.