A tricoscopia é um exame realizado com um aparelho chamado vídeo dermatoscópio, a fim de identificar alterações na haste capilar e no couro cabeludo. Além disso, possibilita uma avaliação comparativa das diferentes áreas do couro cabeludo, determinando, assim, os locais de comprometimento, as possíveis alterações e sua intensidade. Esta análise auxilia a investigação bem como o acompanhamento das diversas doenças que acometem o couro cabeludo. Entre elas, por exemplo, as calvícies de padrão feminino e masculino, queda crônica dos fios, dermatite seborreica e psoríase.
No entanto, em casos de tratamento já iniciado, a tricoscopia é indicada também para avaliar a resposta evolutiva do tratamento.
Veja também:
A tricoscopia faz parte de uma especialidade chamada tricologia. Trata-se da ciência médica que estuda e trata de maneira efetiva os problemas capilares. Isso porque a queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência e, por isso, pode ser fonte grande preocupação para homens e mulheres.
É, sem dúvida, uma especialidade em forte crescimento, pois já desenvolveu inúmeras pesquisas e estudos que ajudam o dermatologista a reconhecer e tratar diversas doenças que podem atingir os pelos cabelos e couro cabeludo.
Biópsia do couro cabeludo
Em algumas situações, de fato necessitamos realizar a biópsia do couro cabeludo com o intuito de identificação mais precisa da causa da queda de cabelos.