RUGAS AO REDOR DOS LÁBIOS: O FAMOSO “CÓDIGO DE BARRAS”

RUGAS AO REDOR DOS LÁBIOS: O FAMOSO “CÓDIGO DE BARRAS”

Um fato curioso a respeito destas marcas é a tendência de acontecerem mais em mulheres do que em homens. Mas porque isso acontece?

Algumas pessoas apresentam rugas ao redor dos lábios, aquelas marcas conhecidas como “código de barras”, e causadas pela perda de colágeno na região labial associada à repetição de movimentos ao longo dos anos. Um fato curioso a respeito destas marcas é a tendência de acontecerem mais em mulheres do que em homens. Mas porque isso acontece?

Abaixo listamos algumas razões:

– As mulheres possuem um menor número de glândulas sudoríparas e sebáceas. Assim, é produzida uma menor quantidade de óleo e água na região labial. Esta área apresenta ainda menor fluxo sanguíneo em mulheres.

– Embora o número de folículos pilosos seja o mesmo em ambos os sexos, os homens têm pelos muito mais espessos, o que favorece uma maior sustentação da pele.

– Em geral a pele masculina, tanto do rosto como do corpo, é mais espessa, mais oleosa e envelhece de forma diferente, devido à ação da testosterona. Contém ainda mais colágeno e tem um aspecto mais compacto e firme.

– Os músculos ao redor da boca estão mais próximos da pele, o que pode aumentar a formação de linhas.

-As mulheres passam por alterações hormonais mais cedo do que os homens, o que acelera drasticamente o processo de envelhecimento. Em razão disto, acontece um maior consumo de fibras colágenas, com perda da firmeza da pele local.

Além de todos estes fatores favoráveis ao aparecimento do “código de barras” ao redor dos lábios, a exposição excessiva ao sol e o tabagismo agravam o problema; logo, é fundamental proteger a pele usando antioxidantes e protetor solar, além da interrupção do ato de fumar.

O uso preventivo da toxina botulínica tem como objetivo paralisar temporariamente a musculatura região e impedir que as marcas e vincos apareçam por causa do movimento repetitivo. Para pacientes que já enfrentam o problema, tratamentos com lasers, peeling, microagulhamento e ácido hialurônico são alguns aliados.

Consulte seu dermatologista para saber o que é a melhor opção para sua pele.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat