Dermatoscopia Digital e Mapeamento Corporal

mapeamento corporal

A dermatoscopia é um método não invasivo utilizado no auxílio diagnóstico de tumores cutâneos. A análise das lesões, quanto suas características, permitem um diagnóstico mais precisa.

 

O principal objetivo da dermatoscopia é diagnosticar o melanoma e as pintas (nevos) suspeitas que possam se transformar em melanomas.

 

A dermatoscopia pode ser realizada com aparelhos portáteis manuais conhecidos com dermatoscópios, ou então se empregando máquinas fotográficas e câmeras digitais com lentes específicas para a fotografia da imagem dermatoscópica (Dermatoscopia digital).

 

Através da dermatoscopia é possível indicar, de forma mais precisa, as lesões que devem ser retiradas para um estudo mais detalhado e, assim, termos a confirmação diagnóstica. Além disso, o procedimento permite realizar o monitoramento das lesões, por meio das imagens armazenadas em um banco de imagens digital. No entanto, quando necessitamos de uma análise detalhada de várias lesões pigmentadas de nossa pele, realizamos o mapeamento corporal.

O que é o mapeamento corporal?

 

O mapeamento corporal é um exame realizado através da avaliação bem como documentação fotográfica das lesões suspeitas, distribuídas por toda superfície corporal. Portanto, este registro possibilita a visualização de lesões suspeitas muito além do alcance a olho nu. Além disso, permite avaliar o surgimento de novas lesões, assim como controlar com precisão a evolução dos sinais pré-existentes, evitando intervenções cirúrgicas desnecessárias.

 

O exame consiste em fotografia de alta resolução de todo o corpo. Inicialmente o paciente é fotografado em poses padronizadas, que permitem o registro de quase toda superfície do corpo, e posteriormente são realizadas fotos de todas as pintas do corpo com o dermatoscópio. Estas imagens são analisadas pelo médico com o auxílio de um software especifico. Anualmente o paciente realiza o mesmo procedimento, permitindo a detecção de novas lesões e a modificação de lesões antigas.

 

O mapeamento corporal é indicado em casos de pacientes com múltiplos nevos (pintas ou sinais), ou pacientes com histórico familiar de melanoma, ou ainda em casos de hábito de exposição solar exagerada sem proteção.

WhatsApp chat