80% DAS PESSOAS APRESENTAM ALGUMA FORMA DE ACNE DURANTE TODA SUA VIDA

80% DAS PESSOAS APRESENTAM ALGUMA FORMA DE ACNE DURANTE TODA SUA VIDA

​A acne é uma doença que acomete frequentemente os adolescentes e cada vez mais as pessoas entre 20 e 35 anos. Seu aparecimento está relacionado principalmente a fatores hormonais.

O que é acne?

A acne é uma doença que acomete frequentemente os adolescentes e cada vez mais as pessoas entre 20 e 35 anos. Seu aparecimento está relacionado principalmente a fatores hormonais que estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, obstruindo os poros do pêlo, formando o cravo. Consequentemente ocorre um aumento do número de bactérias que levam à inflamação, conhecida como espinha.

Os tipos de acne

Grau I: neste tipo predominam os cravos.

Grau II: aqui, predominam as espinhas superficiais.

Grau III: presença de espinhas mais profundas – nódulos.

Grau IV: os nódulos profundos podem formar abscessos e cicatrizes.

A acne e seus tabus

O stress, a menstruação e determinados medicamentos podem piorar a acne pela liberação de certos hormônios.
Quanto a alimentação, não existem trabalhos que comprovem a influência alimentar na acne. Não há uma regra que proiba ou permita determinados alimentos. Cada organismo reage de forma individual.

A limpeza de pele

Realizada por esteticista, a limpeza de pele visa remover suas impurezas através de técnica e higiene adequadas, evitando-se infecções e cicatrizes futuras.
A pele limpa é submetida ao calor do vapor para que os cravos amoleçam e sua extracção seja realizada de maneira mais fácil e indolor.
Posteriormente, uma loção antisséptica e ozônio (com efeito cicatriaante e bactericida) é aplicada, e por fim uma máscara descongestionante e antinflamatória confere o resultado final.
O resultado é visto em dois a três dias, quando a pele apresenta-se mais clara, limpa, fina e macia. A limpeza de pele deve ser realizada uma vez por mês, ou a critério de seu médico.

E quanto às cicatrizes?

As cicatrizes poderão surgir caso a acne não tenha sido tratada de forma adequada e em sua fase inicial. Existem vários tratamentos esfoliantes à base de pelings químicos superficiais seriados, realizados a pequenos intervalos de tempo, que promovem uma renovação da pele e, consequentemente eliminam as marcas e cicatrizes. O peeling químico também pode ser indicado para outras formas de acne, levando a uma diminuição da inflamação dos cravos e poros dilatados.
Eventualmente, cicatrizes mais profundas necessitam de um tratamento cirúrgico ou o preenchimento cutâneo com determinadas substâncias que deixarão as cicatrizes mais planas e discretas.

Cuidados e tratamento

A higiene diária para controle da oleosidade e a limpeza de pele profunda são necessárias para uma melhor penetração do medicamento, assim como podem evitar o agravamento da acne.
Importante nunca espremer espinhas ou cravos, pois isto pode levar a cicatrizes muitas vezes definitivas.

Quanto ao tratamento, seu dermatologista determinará se o medicamento deverá ser de aplicação local e/ou de ação sistêmica (ingeridos por via oral), dependendo do grau de acne. É importante que seja iniciado o quanto antes, para evitar marcas ou alterações psicológicas. Muitas pessoas perdem a auto-estima, por vezes apresentam até depressão, por não gostarem da própria imagem.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat